Olinto Dornelles - 2011

O autor que a escola trabalhará  no projeto é Pedro Emilio Rocha.
Sua biografia é:Pedro Emilio Rocha nasceu aos 25 de junho de 1946,no rincão do Ivaí,interior do Municipio de São Borja.É filho de João Weber Rocha e de Delminda Oliveira Rocha,já falecidos.É o primeiro filho de uma sequencia de mais nove irmãos(5 homens e 5 mulheres já falecidos).
     Pedro Emilio é um ex-seminarista.Estudou por 4 anos no Seminário São José de Cerro Largo e Seminário Sagrado Coração de Jesus,em Uruguaiana.Sai do seminário em 1959,já em Uruguaina.No ano seguinte ingressou na Escola La Salle dos Irmãos Maristas,em Cerro Largo para a formação de professor no Curso Normal Rural.Nesses educandários(seminários e La Salle),começou a aprimorar seus pendores vocais como cantor e mais adiante como compositor de músicas,e poeta,com seus primeiros poemas.
     Em São Borja,foi sempre ligado ao CTG Tropilha Crioula,desde a sua fundação e nele,fez,na inaugurãção da atual sede,o seu primeiro show.Participou da invernadas artísticas do CTG,onde conheceu a primeira prenda de então,Marilda Leão,com a qual se casou e desse enlace matrimonial tem quatro filhos(um peão,o Cledemir,e tres prendas,a Cleonara,Mariele e Simone)os quais,todos participaram das Invernadas Artísticas do CTG Tropilha Crioula.A vida do Pedro Emilio e esta entidade tradicionalista são muito ligadas entre si.Como cantor e compositor de músicas e poemas trouxe muitos troféus para a nossa São Borja,tais como,da 4ª Califórnia da Canção Nativa de 1974 em Uruguaiana,com a música Maria...Maria...uma canção/chamarra que fez em parceria com Jary Mello de Paula.Também,foi ganhador  do 2º Festival Sul Brasileiro da Canção,conquistando o 1° e o 2° lugar,com as músicas:''Eu preciso de alguém'' e ''Canção da Paz''.
     Em 1975,gravou seu primeiro disco de vinil.um LP com 12 músicas,onde se sobre saiu a composição em ritmo de chamamé,''Transformação do Pago'' que versa sobre o progresso de São Borja e a sua grande produção de cereais,na época,considerada a ''Capital da Produção''.De 1984 a 1998,por 14 anos,foi Assessor e Coordenador da Bancada do PDT,na Camara de Vereadores,foi também,diretor do Museu Getúlio Vargas no governo Paulo Maurer e no inicio do governo Mariovane Weis.No Museu,foi responsável por grandes transformações na restauração do prédio,no cuidado com o acervo histórico de Vargas e uma maior abertura de visitações individuais e coletivas,com os colégios de todo o Municipio de São Borja e municipios vizinhos,colocando filmagens e debates educativos sobre a ''Era Vargas''.Saiu do Museu para assumir o Departamento de Habitação Popular da Prefeitura,hoje Secretaria de Habitação.É um grande responsável pela execução dos projetos de 270 casas,que teve a posse daqueles moradores entregue por ele mesmo,e do atual projeto ''Minha casa,Minha vida'' com 18 blocos de apartamentos de 5 andares no bairro Maria do Carmo,onde serão colocadas 360 familias,ainda neste ano de 2011.Foi um dos lutadores na Secretaria de Habitação,para a concretização dos empreendimentos que hoje ela apresenta para São Borja.
      Por decisão sua,pediu demissão desse cargo e foi assumir a Secretaria Administrativa do PDT.Está com um trabalho de 15 músicas já gravadas em um novo CD,com o nome de ''Terra de Valor''que estará sendo lançado em breve.Pedro Emilio tem mais de 60 poemas gauchescos,mais de 100 acrósticos(poemas iniciados com as letras do nome de pessoas ou coisas)e nos trabalhos musicais mais de 280 composições já musicadas e prontas para serem cantadas e gravadas.
     Foi o idealizador do grupo musical: ''PEDRO EMILIO E OS GUARANYS'' , por muito tempo foi o melhor conjunto de São Borja.Teve muitos programas de rádio,que tinha sempre uma audiencia especial.Tem recebido muitos pedidos para que reative seu grupo musical novamente e volte a ter programas nas rádios de São Borja.

        Esse é o PEDRO EMILIO ROCHA.

3 comentários:

Elaine Flores disse...

Pessoal, é hora de postar também as atividades que vocês estão realizando na escola com os alunos, fotografem, digitalizem com scanner... O objetivo do blog é publicar o que está sendo feito. Contamos com vocês.

Elaine Flores disse...

Aguardamos postagem das atividades que vocês estão realizando. Abraços...

Unknown disse...

Bom dia. Li seu artigo a pouco e gostaria de fazer uma correção. Sou sobrinha de Pedro Emílio Rocha e ao contrário do que é citado na frase: " É o primeiro filho de uma sequencia de mais nove irmãos(5 homens e 5 mulheres já falecidos)" os irmãos dele são, em sua maioria, vivos. Apenas para constar, já que é uma página da internet e essa informação se manterá disponível e o equívoco pode se estender a outras pessoas.

Postar um comentário